Um pouco de história...
Não foi desde o seu nascimento que o Nosso GLORIOSO teve recintos próprios para a realização dos seus jogos.
No ano de 1904 utilizou os terrenos públicos das Terras do Desembargador:
Porém, no ano de 1916, tornou-se completamente impossível assegurar o pagamento das rendas devido às alterações contratuais realizadas, por isso, o nosso GLORIOSO viu-se obrigado a mudar para o Campo do Benfica, tendo alugado este espaço entre 1917 e 1923.
Chegada a época de 1923/1924, o nosso clube teve de deixar este local por causa do campo ter sido requerido para a construcção de uma rua. Deste modo, só existindo dois campos para a realização de desafios, Palhavã e Campo Grande, ambos propriedade de clubes adversários, o GLORIOSO foi obrigado a jogar nesses locais.
Em 1925 foi o ano da concretização de um sonho de todos os benfiquistas, a inauguração do Campo das Amoreiras, que foi um projecto de grande envergadura e que se tornou num local mítico na história do nosso GLORIOSO devido às diversas vitórias obtidas tais como os primeiros títulos nacionais! Permaneceu nesse local até 1940 onde foi expropriado por causa da construção de uma auto-estrada.
Em 1941 é inagurado o Campo Grande (que foi objecto de litígio entre o GLORIOSO e o Sporting) onde permaneceu durante 13 épocas, entre as quais goleou o FCPorto 12-0 no ano de 1943, alcançando o 1º lugar em 4 Campeonatos Nacionais e ganhando 4 Taças de Portugal. Foi também durante estes anos que ganhou a Taça Latina no Estádio Nacional.
Em 1954 fez-se "luz" :) e foi inaugurado no dia 1 de Dezembro, o Estádio Sport Lisboa e Benfica, também conhecido como Estádio da Luz (ou Estádio de Carnide). Este foi o concretizar de um dos maiores desejos dos adeptos do mais popular e grandioso clube de Portugal, foi o sonho tornado realidade.Joaquim Bogalho,na altura presidente do GLORIOSO foi a voz desse sonho.
Em 1985, o GLORIOSO não parou de crescer e o 3º Anel foi inaugurado. Assim, o Estádio passou a ter capacidade para 120 mil espectadores, tornando-se o maior da Europa.
A 25 de Janeiro de 1992 a Estátua de Eusébio é inaugurada em frente à porta principal do Estádio.
Em 1998 colocaram-se as cadeiras em todo o Estádio da Luz:
E foi neste velhinho Estádio da Luz que o GLORIOSO arrecadou 23 títulos nacionais, 16 taças nacionais, e goleou o FCPorto na final da taça de 72 por 6 a 0!
Com a organização do Euro2004 assistiu-se ao nascimento do novo Estádio da Luz, inaugurado a 25 de Outubro de 2003, que já teve a oportunidade de assistir a mais um título nacional, para somar a tantos já obtidos noutras épocas.
Torço para que venham muitos mais!
2 Comentários:
Excelente post!!! Soberbo mesmo!!!
Convém recordar todas as nossas Catedrais e este post já terá um lugar de destaque no GLORIOSO BLOGO DO GLORIOSO!
É assim mesmo, só mesmo tu MaR7iNi para me alegrar depois de uma "derrota" no jogo de ontem. Mas sobre isso falarei noutro post.
Obrigada :D foi pa me estrear aki como bloguista...;) aki k ficava mal n escrever nada hehehehe
Enviar um comentário
<< Home